Comunidade de leitores "Sábados de Leitura" | Literatura lusófona | Abril 2025

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA
Comunidade de leitores
"Sábados de Leitura" | Literatura lusófona
Feijó | 2025
REPORTAGEM FOTOGRÁFICA
A Dolorosa Raiz do Micondó, de Conceição Lima (São Tomé e Príncipe)
A Dolorosa Raiz do Micondó é um livro de poemas escrito pela poetisa são-tomense Conceição Lima. Contém vinte e sete poemas e foi publicado em
2006 pela editorial Caminho. A sua poesia é pessoal, íntima e sofrida, mas é composta dum lirismo e esteticismo bem marcantes. Alguns dos temas abordados neste livro são de natureza genealógica, com uma evocação pessoal de laços familiares e do sofrimento dos antepassados da poetisa (e de outros são-tomenses) que foram trazidos forçosamente para o arquipélago doutras partes de África e, mais tarde, enviados para outras terras como escravos. A autora aborda também episódios históricos de violência e o sofrimento das vítimas desses conflitos com poemas como 1953, Jovani, e Ignomínia.
Conceição Lima nasceu em Santana, na ilha de São Tomé, em 1961. Estudou jornalismo em Portugal. Em São Tomé e Príncipe trabalhou e exerceu cargos de direção na rádio, televisão e na imprensa escrita. É licenciada em Estudos Afro- Portugueses e Brasileiros pelo King’s College de Londres e mestre em Estudos Africanos, com especialização em Governos e Políticas em África, pela School of Oriental and African Studies (SOAS) de Londres. Foi durante vários anos jornalista e produtora dos Serviços de Língua Portuguesa da BBC. Presentemente, é jornalista da TVS, Televisão São-Tomense. Tem poemas dispersos em jornais, revistas e antologias de vários países. Na editora Caminho, publicou os livros de poesia: O Mundo Visto do Meio, O Útero da Casa, O País de Akendenguê e A Dolorosa Raiz do Micondó.