
REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA
Sobe de nível - Joga na biblioteca!
9 de janeiro - Biblioteca Central, Almada | 21h00

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA
Ilumina, de Rita Correia
10 de janeiro | 2026 - 16h00
Biblioteca Central | Almada
Um por um | dezembro 2025
ReservarMuito para além do mar | dezembro 2025
ReservarInventário da solidão | dezembro 2025
ReservarIr a Havana | dezembro 2025
ReservarUm dia, sempre teremos sido todos contra isto | dezembro 2025
ReservarO sexto sentido | dezembro 2025
ReservarO que podemos saber | dezembro 2025
ReservarLobos | dezembro 2025
ReservarSe um dia voltarmos | dezembro 2025
ReservarTudo sobre Deus | dezembro 2025
ReservarO Restaurante das Receitas Perdidas (Restaurante Kamogawa 2) | BiblioLED | dezembro 2025
ReservarAs Fadas Sob a Cidade | BiblioLED | dezembro 2025
ReservarAprendiz do Vilão (Assistant to the Villain 2) BiblioLED | dezembro 2025
ReservarOs apanhadores de Bagas | BiblioLED | dezembro 2025
ReservarConversas com escritores | BiblioLED | dezembro 2025
ReservarVale a pena ? Conversas com escritores | BiblioLED | dezembro 2025
ReservarCaso Kukótski | BiblioLED | dezembro 2025
ReservarAntónio e Cleópatra | BiblioLED | dezembro 2025
Reservar
LEITURAS
Dê-nos o seu Feedback
Partilhe com os nossos Leitores a sua opinião sobre o livro que está a ler.
Avalie a sua leitura
(escala de 1 a 5 estrelas, em que 1 não recomenda e 5 recomenda totalmente)
Clique aqui





Resgatando a questão aCalvino, um Clássico é um produto sofisticado que tem a capacidade de nosinterpelar de várias formas a cada vez que nos revisita. Nem sempre nos fazfeliz, muitas vezes nos provoca as piores sensações e, não raras outras, nosimpele a agir. Torna-nos o gosto mais refinado, porquanto mais exigente.
A Besta Humana é um clássico da Literatura Francesa, adaptado ao cinema porJean Renoir, da autoria do pai do Naturalismo, Émile Zola.
Trata-se de um romance psicológico, com vários crimes, repleto de tensão,perturbação e agressividade, naquilo a que se usa também chamar um RealismoHistérico.
O Homem é o único animal que consegue matar sem um objetivo específico, numaderiva do comportamento patológico.
A obra leva-nos a equacionar o quanto desconhecemos de quem julgamos conhecer.
Consulte o catálogo online em (https://rmba.cm-almada.pt/catalogo/)
Paula Antunes. 2024-12-27 às 17:04
A Lista de Leitura / Sara Nisha Adams





Hoje assinala-se o Dia da Saúde Mental, e é fundamental estarmos atentos, tanto a nós próprios como às pessoas que nos são próximas.
Para assinalar esta efeméride, "receito" o livro *A Lista de Leitura*. O livro narra o luto de um homem e como a biblioteca o ajudou a encontrar forças para ultrapassar essa perda.
No entanto, qualquer leitura pode ser um ótimo remédio para a mente! (https://rmba.cm-almada.pt/catalogo/)
Reservar
Rute Moura 2024-10-10 às 17:20
Silêncio Mortal / Robert Bryndza





Rita Silva. 2024-07-18 às 13:30
Marketing Digital 360 / Vasco Marques





Pedro Coelho. 2024-08-14 às 17:50

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA
Arte e criatividade na Biblioteca Municipal José Saramago
Feijó | 2025
REPORTAGEM FOTOGRÁFICA
A edição deste ano reuniu vinte obras selecionadas, apresentadas quer por participantes individuais quer por instituições do concelho e do país. As obras expostas exploraram técnicas variadas, como pintura, escultura, croché, colagem e trabalhos em materiais mistos, revelando a diversidade criativa dos autores.
A par do Concurso, foi realizada mais uma edição das “Oficinas Criativas”, uma iniciativa que procurou promover o trabalho nas escolas. Este ano, o Centro Social e Paroquial Padre Ricardo Gameiro foi a entidade dinamizadora destas oficinas e participaram a Escola Básica e Secundária Ruy Luís Gomes, a Escola Básica Alexandre Castanheira, a Escola Básica 2, 3 do Monte de Caparica e a Escola Básica n.º 3 do Laranjeiro.
A abertura da exposição incluiu um momento de reconhecimento aos participantes, marcado pela atribuição de certificados de participação.
Esta edição contou com mais de uma centena de candidaturas, com participação de pessoas e entidades de Almada, Beja, Torres Vedras, Caldas da Rainha, Peniche, Lisboa e Setúbal.
A exposição da 32.ª edição do Concurso “Arte e Criatividade” pôde ser visitada até 12 de dezembro, na Biblioteca Municipal José Saramago, no Feijó.

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA
MUSICOTERAPIA
Cem dias de Bem-estar
Feijó | 2025
REPORTAGEM FOTOGRÁFICA
“(…) A musicoterapia é a utilização profissional da música e dos seus elementos como intervenção em ambientes médicos, educativos e quotidianos com indivíduos, grupos, famílias ou comunidades que procuram otimizar a sua qualidade de vida e melhorar a sua saúde e bem-estar físico, social, comunicativo, emocional, intelectual e espiritual. (Associação Portuguesa de Musicoterapia. (s.d).”
A presente iniciativa está integrada no projeto Cem Dias de bem-estar, teve como objetivo oferecer e direcionar cinco sessões terapêuticas especializadas e ajustadas às necessidades dos utentes seniores, com potencial impacto no bem-estar global dos participantes.

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA
Apresentação do livro
"Dias a menos", de Carlos A. Couto Amaral
Feijó | 2025
REPORTAGEM FOTOGRÁFICA
Apresentação do romance onde se aborda o melhor e o pior de cada momento íntimo. O narrador busca a consciência do que o vai marcando, refletindo a vida a partir de certos acontecimentos. Trata ainda os amores e os desamores no conta-gotas quotidiano, pois a obra tem o título da contagem subtrativa do tempo, mas também da amenidade do que se encontra nesse percurso.
Carlos Alfredo Couto Amaral nasceu em Mangualde em 1960. É licenciado em Filosofia, professor na Escola Daniel Sampaio (Sobreda de Caparica) e Mestre na Estética de Nietzsche. Encenador e dramaturgo, escreveu: (G)Estação dos Afetos; O Meu Fado Muito Mais que uma Pirosa Estória de Amor, 2013 (edição em parceria com José Teixeira e Xico Braga), levadas à cena pelo gitt.
Publicou poesia: A Sombra dos Momentos Felizes (Edições Colibri, 2000); Sereno Fluir das Horas (Edições Colibri, 2004); Desflorar da Flor de Sal (Minerva Editora 2010); Alpinista Descendente (Edições Colibri, 2016).
Nos encontros de professores galegos e portugueses da paz orientou a oficina de escrita criativa (2013 a 2015).

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA
Dança das castanhas com Telma Marreiros no Solar dos Zagallos
Sobreda | 2025
REPORTAGEM FOTOGRÁFICA
No Magusto a rodar, dançámos sem parar! Aprendemos a dança das castanhas, no Magusto do Solar.
Todos juntos em roda, batemos as palmas e os pés, até pareciam castanhas a estalar na fogueira!

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA
Magusto nas Ponta dos Dedos: Criação de Fantoches,
oficina com Ana Rita Mota
Sobreda | 2025
REPORTAGEM FOTOGRÁFICA
Nesta sessão demos vida a pequenos fantoches! Com vários materiais e imaginação, criámos personagens e histórias sobre o S. Martinho, numa atividade divertida que estimulou a criatividade e a expressão dos mais pequenos.
Solar dos Zagallos

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA
"Aprende a poupar com a escrita criativa",
oficina dinamizada por Mafalda Cordeiro
Almada | 2025
REPORTAGEM FOTOGRÁFICA
A literacia financeira é uma habilidade essencial para o futuro, sendo importante que os jovens compreendam o seu valor e que saibam usá-lo da melhor maneira.
Descobrimos o poder da literacia financeira, debatemos o essencial sobre o dinheiro, o seu valor e como gerir e gastar de forma consciente através de desafios que vão estimular o pensamento e a criatividade dos mais jovens!
Marta Cordeiro (1978) é apaixonada pela escrita e por histórias. Começou na televisão a dar vida às mais diversas personagens de ficção em séries, filmes e telenovelas. Mas o amor pelos livros falou mais alto e é entre os livros infantis que se sente mais feliz, seja a contá-los aos mais novos, em especial aos filhos, a escrevê-los ou a dinamizar oficinas de escrita criativa para crianças. É autora dos livros Política para Crianças, Desperta a Coragem Que Há em Ti!, Acredita na Força Que Tens!, Aprende a Poupar e Histórias Hilariantes da História de Portugal. É licenciada em comunicação e tem uma pós-graduação em Livro Infantil.

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA
"ABC do Xadrez: Oficina V",
dinamizado por Mário José Figueiredo
Feijó | 2025
REPORTAGEM FOTOGRÁFICA
Nesta quinta oficina, falámos sobre: aberturas; meio-jogo; finais;
Estratégia; tática; análise de posições e partidas.

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA
OFICINA
"Leo e o Polvo"
de Isabelle Marinov
Almada | 2025
REPORTAGEM FOTOGRÁFICA
Para o Leo, o mundo é difícil de entender. Mas quando conhece a Mara, um polvo fêmea, o Leo começa a pensar que, afinal, é capaz de não estar assim tão sozinho.
Esta é uma história sonhadora e delicada acerca de um menino com Síndrome de Asperger, considerada uma Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), que nos mostra a ligação especial que ele constrói com uma das criaturas mais incríveis do planeta.

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA
Inauguração da Sala da Música - Almada Amplificada
Feijó | 2025
REPORTAGEM FOTOGRÁFICA
Inauguração do espaço dedicado à preservação, valorização e difusão da música criada em Almada. A sala é um ponto de encontro da comunidade, onde se pode consultar o Fundo Local de Música de Almada.
Composto pelos registos sonoros das bandas e artistas do concelho (maquetes, álbuns, discos e cassetes) que se encontram atualmente dispersos. Esta coleção de áudio ficará disponível ao público, em modo de consulta local, destacando-se o Posto de Escuta, onde esses registos estão disponíveis em formato digital.

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA
Cem dias de Bem-Estar
- Workshop de Nutrição Integrativa,
Feijó | 2025
REPORTAGEM FOTOGRÁFICA
Porque é que as dietas não funcionam?
Neste workshop, desmistificamos a alimentação saudável como dieta, exploramos o conceito de nutrição integrativa e descobrimos como ter uma alimentação e peso saudáveis.

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA
Cem dias de Bem-Estar - Como manter uma coluna saudável
(Almada | 2025)
REPORTAGEM FOTOGRÁFICA
Atividade no âmbito do Dia Mundial da Coluna.
Enfermeiros Especialistas em Reabilitação da ULSAS propõem interações de sensibilização e esclarecimento sobre o tema. De entre as atividades, estão incluídas: aplicação de uma escala dor da coluna; avaliação de Índice de Massa Corporal (IMC); informação/demonstração de alguns exercícios de prevenção de lesões da coluna; postura correta ao computador e ao TLM; práticas de vida saudável e entrega de folhetos para apoio às informações educativas

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA
Dia dos livros do Harry Potter - Amigos e inimigos
Solar dos Zagallos | Sobreda, 2025
REPORTAGEM FOTOGRÁFICA
O mundo dos feiticeiros está repleto de momentos para criar laços inquebráveis, como os que unem o nosso trio favorito – Harry, Ron e Hermione. Mas também nos obriga a enfrentar os adversários mais perigosos.
Celebrámos as amizades verdadeiras que resistem ao tempo e mergulhamos nas rivalidades intensas que moldaram o destino deste universo mágico.

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA
Laboratório de Culinária,
Workshop com Sofia Magalhães
Solar dos Zagallos (Sobreda) | 2025
REPORTAGEM FOTOGRÁFICA
«A cozinha é um laboratório». Esta é uma afirmação que ouvimos frequentemente e que está repleta de verdade. Se tens curiosidade, gostas de ciência e te interessas por culinária, aproveita a oportunidade. No final, terás ainda a possibilidade de degustar o que foi confecionado. Não é uma excelente ideia?
Na segunda sessão, abordámos a química dos molhos e sobremesas cremosos: função de emulsificação (maionese, mousse de chocolate, e manteiga).
Sofia Magalhães adora cozinhar desde criança. É licenciada em comunicação social. Estudou culinária macrobiótica, fez cursos de food styling e food photography e frequentou workshops de culinária em Portugal e no estrangeiro. Cozinha regularmente para amigos, família, blogue, revistas, restaurantes e outros eventos pontuais.

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA
Atelier de costuras 4 You
4º Workshop de Costura - Arranjos
(Almada | 2025)
REPORTAGEM FOTOGRÁFICA
A costura permite dar largas à imaginação com a criação de novas peças, mas também transformar roupas velhas, tecidos e aviamentos em peças renovadas, reduzindo o desperdício e dando uma nova vida a materiais que, de outro modo, iriam parar ao lixo, contribuindo para a poluição do planeta.
Neste workshop, vai aprender a: ajustar/alargar peças como calças e calções; analisar as alterações a realizar nas peças e provas (fitting e medidas, alteração com alfinetes, marcações e empastamento, medições, alinhavos); colocar fechos de braguilhas.

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA
"Vira o disco: Cantigas da nossa terra"
Feijó | 2025
REPORTAGEM FOTOGRÁFICA
Nesta sessão fizemos uma celebração à música tradicional portuguesa uma forma de avivar a memória dos nossos seniores, relembrando cantigas populares que marcaram gerações, dando-lhes nova vida com interpretações cheias de emoção e de história. Mais do que um simples registo musical, foi um tributo às raízes culturais. Uma viagem sonora ao coração do nosso património, onde cada nota conta uma história e cada voz ecoa a sabedoria do tempo.

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA
GENTES DE ALMADA - Mário Araújo
Almada | 2025
REPORTAGEM FOTOGRÁFICA
Mário de Araújo nasceu na Cova da Piedade (Almada) em 1935, numa família natural de Nisa que desenvolvia alguma atividade política, nomeadamente no apoio a atividades clandestinas. A consciencialização e o despertar para a atividade política estão diretamente relacionados com as coletividades locais de cultura e recreio como o Clube Desportivo da Cova da Piedade, a Cooperativa Piedense, a Sociedade Filarmónica União Artística Piedense ou a Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense. Entre os 15 e os 16 anos, passa a ser solicitado para realizar tarefas clandestinas organizadas pelo Partido Comunista Português (PCP), do qual se torna militante em 1963. No ano seguinte, recebe indicações do Partido para ir trabalhar para o Arsenal do Alfeite, cabendo-lhe a tarefa de reorganizar a respetiva célula que coordenou entre 1964 e 1967. Na sequência de denúncias feitas sob tortura por um funcionário do PCP preso, Mário de Araújo passou à clandestinidade, rumando ao Alentejo. É preso em julho de 1967 pela GNR na Cova da Piedade, após ter vindo a Lisboa fazer o exame do 5º ano do Liceu. Depois de passar pela sede da polícia política, na Rua António Maria Cardoso, transita para a Prisão de Caxias, onde passou 5 meses e meio em isolamento. A violência e torturas a que foi sujeito causaram a perda de 12 quilos e deixaram sequelas que perduram até hoje. Depois de ser julgado em julho de 1968, assumindo-se como militante do PCP, cumpriu o resto da pena em Peniche até ser libertado em novembro de 1968.